1ª Celebração de Brasileira de Lúpulo Fresco

Caixa de Cascade fresco saindo da fazenda Dalcin

Para quem nos acompanha pelo instagram, ou segue as nossas cervejarias parceiras, não é novidade que estamos há aproximadamente 3 meses organizando a 1ª celebração brasileira de lúpulo fresco.

Aproximar fazendas que cultivam lúpulo e cervejarias é algo que acreditamos profundamente na Hops Company. Então poder realizar um evento em que torne isso possível com um lúpulo plantado no Brasil, é sem dúvidas um momento inesquecível para nós.

 

Desde o 2º semestre de 2019 passamos a nos envolver com a nascente cena de cultivo brasileiro de lúpulo. Visitamos diversas fazendas, participamos de congressos, conversamos com associações e com as principais pessoas dedicadas a tornar o lúpulo nacional uma realidade. E quando descobrimos que já era possível realizar uma produção comercial com lúpulos de qualidade, contatamos algumas das nossas cervejarias parceiras para as convidar a participar desse momento histórico no cenário cervejeiro do Brasil. 

Assim nasceu a 1ª Celebração brasileira de lúpulo fresco. 5 Cervejarias, sendo 2 do Rio Grande do Sul e 3 de São Paulo, produziram cerveja com lúpulo fresco. No processo, o lúpulo foi colhido e entregue em menos de 24 horas. 

Estamos falando cervejas brasileiras, produzidas com lúpulo fresco, plantado no Brasil. É uma frase que seria impensável há muito pouco tempo.

A fazenda que tornou tudo isso possível é a Dalcin, de cultivo familiar e localizada em Taguaí, interior de São Paulo. Leandro Dalcin começou a plantar lúpulo há 3 anos como cervejeiro caseiro em busca de insumos para as suas produções. Foi quando obteve a primeira colheita se deu conta que a fazenda da sua família poderia ser o local ideal para cultivar lúpulo no Brasil. Pouco a pouco percebeu que poderia expandir e profissionalizar a colheita. Foram alguns anos de estudo e investimento para tornar isso realidade.

Em 2020 a fazenda entrará no 3º ano de colheita da maioria da variedades, e no 2º ano como colheita profissional e comercial. Atualmente conta com o acompanhamento recorrente de agrônomos, com irrigação própria e com a elaboração de laudos técnicos após a colheita e secagem.

As variedades selecionadas pela Hops Company para a 1ª Celebração Brasileira de Lúpulo Fresco são: 

 

Chinook: Perfil de frutas vermelhas, leve herbal e amadeirado, com notas cítricas, resinosas e frutadas.  

Columbus: Perfil resinoso, gramíneo, cítrico e floral 

Cascade: Perfil cítrico, gramíneo, picante e herbal  

Nugget: Perfil de frutas vermelhas, leve herbal e amadeirado, com notas cítricas e frutadas

 

Pronto para saber mais e provar as cervejas produzidas com esses lúpulos? 

No próximo post contaremos mais sobre cada cerveja, assim como a maneira que, em conjunto com o EAP, pensamos em como viabilizar o evento de lançamento durante o período de isolamento social.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados