Agradecimento: Celebração Brasileira de Lúpulo Fresco
No último post anunciamos que a celebração de lúpulo fresco colhido aqui no Brasil iria acontecer, mesmo em período de isolamento social.
Não vamos mentir, tirar o evento do papel não foi nada fácil. O surto do COVID-19 começou a surgir no Brasil na semana em que estávamos na fazenda, colhendo lúpulo e entregando para as cervejarias. Isso após meses de planejamento, e com as fábricas nos esperando com as panelas cheias de cerveja, aguardando a chegada do lúpulo fresco, entregue em menos de 24 horas após a colheita.
A semana de colheita começou de um jeito e terminou de outro. No meio do processo descobrimos que já não seria possível entregar os lúpulos frescos da maneira que tínhamos pensado para o Rio Grande do Sul, devido à inicial paralisação do país causada pelo COVID-19. A solução? Um de nós pegou um vôo de São Paulo para Porto Alegre e despachou todos os lúpulos na bagagem. Assim as nossas cervejarias parceiras de Porto Alegre receberam os lúpulos frescos e em menos de 24 horas da colheita.
Passado o primeiro desafio de fazer o lúpulo fresco chegar nas cervejarias, ainda faltavam duas coisas: entregar os lúpulos secos (da mesma fazenda) para o dry hopping e saber como iríamos realizar o evento de lançamento da cerveja, que estava marcado para 24/04, no Empório Alto dos Pinheiros.
Os lúpulos secos foram entregues a tempo, através de transportadora, aplicativos de transporte e inclusive por avião, novamente. Agradecemos muito aos nossos parceiros logísticos, que fizeram isso ser possível em um momento tão difícil.
Mas com os lúpulos entregues, faltava o último desafio: como lançaremos as cervejas?
Nos reunimos internamente e decidimos que era um dever nosso apoiar as cervejarias parceiras, que acreditam no lúpulo brasileiro junto com a gente, e que mais do que nunca, junto com todo mercado cervejeiro, passam por um momento muito difícil, com bares e lojas fechados em todo o país.
Foi assim, que em conjunto com o EAP, fizemos o primeiro evento de lançamento coletivo de cerveja artesanal no país exclusivamente por delivery.
O EAP montou um kit degustação com 5 growlers de 500ml, incluindo todas as 5 cervejas participantes do projeto. Foi uma maneira incrível de simular a experiência de pedir um flight degustação no bar, como normalmente seria o caso em um lançamento.
Com a proposta feita, as cervejarias adoraram a ideia e toparam enviar as suas cervejas para a nova data de lançamento: 15/05.
O evento foi um sucesso! Foram dezenas de kits vendidos no dia do lançamento e praticamente todo o estoque foi esgotado no mesmo dia.
Você provavelmente já sabe, mas aqui foram as cervejas lançadas na celebração:
Bate na Madeira - ABV: 6%
Specialty Ale com adição da madeira Putumuju
https://untappd.com/b/cervejaria-tarantino-bate-na-madeira/3785228
Back to Origins - ABV: 4,9%
Blonde Ale
https://untappd.com/b/ux-brew-back-to-origins/3785238
Santa Lúpulo Fresco - ABV: 5,3%
American Pale Ale
https://untappd.com/b/hildegard-cervejaria-cigana-santa-lupulo-fresco/3780453
Cervejaria Mea Culpa, Saint Rock, La Fraternité, Bunker e Overall:
Smells Like Fresh Hops - ABV: 6,5%
NE IPA
https://untappd.com/b/cervejaria-overall-smells-like-fresh-hops/3784713
Fresh Hops - ABV: 6,3%
IPA
https://untappd.com/b/cervejaria-4-arvores-fresh-hops/3785235
Nós ficamos muito felizes ao ver o interesse do público em provar cervejas produzidas com lúpulo brasileiro, assim como também adoramos provar as cervejas :D. E podemos dizer que ficaram incríveis!
Também não poderíamos deixar de fora as pessoas e empresas que acreditaram no projeto, fizeram tudo o que era possível, porém não conseguiram participar da celebração.
Gostaríamos de agradecer muito o Gustavo, da Mr. Hop, que apoiou a ideia e seria a fazenda parceira para as cervejarias do Rio Grande do Sul. Infelizmente uma seca que não era vista há mais de 100 anos no estado impossibilitou qualquer colheita e toda a safra do ano foi perdida. o Gustavo está se reestruturando e trabalhando muito para que a safra de 2021 seja um sucesso e para que possamos trabalhar juntos na próxima celebração.
Queremos agradecer também as cervejarias que não conseguiram participar devido à situação do COVID-19, e que se não fosse pelo novo coronavírus, estariam com a gente celebrando com cervejas produzidas com lúpulo fresco - Ruradélica, Cervejaria Avós, Irmãos Ferraro e Bodoque - agradecemos de coração por acreditarem no lúpulo brasileiro com a gente e esperamos que possamos voltar a brindar e celebrar em conjunto em 2021.
É isso aí, lúpulo fresco novamente só na próxima colheita. Estamos torcendo muito para estarmos em uma situação melhor e que possamos celebrar juntos, brindando no EAP. Saúde!
Obrigado @Gustavo! Temos certeza que a próxima safra será incrível! Estamos aguardando ansiosos ;)
Parabéns galera! Parabéns as cervejarias, ao Lúpulos Dalcin e claro, a Hops Company. Vocês são demais! Obrigado pelo apoio e compreensão. A safra de 2021 será do #&$@&$#!!!! Aguardem…