Conheça os dois Lotes de Zappa™ que selecionamos da safra 21
No ano passado nós trouxemos o Zappa® pela primeira vez ao Brasil e nos encantamos com o seu perfil sensorial tão único, capaz de entregar notas frutadas, tropicais, herbais, floras, resinosas e amadeiradas... tudo ao mesmo tempo!
É uma variedade nova, que se destaca por ser um lúpulo 100% neomexicano, que é uma sub-espécie selvagem de lúpulo, nativa do Novo México e que existe na região há mais de um milhão de anos. Ela se diferencia do humulus lupulus de algumas formas, sendo a sua adaptação às temperaturas mais altas uma delas, além do fato de crescer de forma rasteira, e não como uma trepadeira.
O Zappa™ é fruto de uma parceria entre a CLS Farms, com uma fazenda do Novo México e com a família do músico Frank Zappa. A partir de uma "domesticação", a variedade passou a ser cultivada no vale do Yakima, onde além de se tornar viável comercialmente, surpreendeu pelo seu perfil sensorial intenso e "selvagem", daí a homenagem ao legado musical de Frank Zappa.
Esse conjunto de aromas e sabores tão diferente, complexo e único, fez o Zappa® encontrar espaço em receitas de diversas cervejarias brasileiras.
Foi justamente por isso que escolhemos trazer dois lotes diferentes da variedade neste ano. Selecionamos um lote da variedade cultivado na CLS Farms, proprietária da variedade, e outro lote na Puterbaugh Farms, uma fazenda das poucas fazendas autorizadas a cultiva a variedade, além da CLS.
Quer saber um pouco mais sobre as diferenças de cada lote? A gente te conta:
Zappa™ - Lote selecionado na CLS Farms
Além de ser a proprietária da variedade, a CLS nos surpreendeu com uma safra incrível de Zappa®. A plantas adoraram o calor atípico e cresceram em volumes bastante acima do esperado. Esse rendimento deu à variedade um rendimento comparável a plantas adaptadas ao clima do vale, um marco muito importante para que a fazenda consiga cultivá-la a longo prazo.
O perfil sensorial do lote que selecionamos nos surpreendeu pelas notas tropicais intensas, como caju, cajá-manga e frutas amarelas. Além dessa tropicalidade em primeiro plano, também encontramos notas frescas e picantes, lembrando capim-limão, hortelã e pimenta branca. Veja abaixo o perfil pellet, descrito pela Hop Technic, que realizou a análise laboratorial deste e outros lotes:
- Além do aroma tropical e fresco, a análise da HopTechnic identificou notas cítricas, picantes e levemente resinosas/amadeiradas.
Zappa™ - Lote selecionado na Puterbaugh Farms
Selecionamos o lote da Puterbaugh Farms com o intuito de complementar a gama sensorial da variedade e mostrar toda a sua amplitude aromática. Diferente do lote da CLS, que apresentou notas mais frutadas que o habitual, aqui temos uma versão icônica e "selvagem" do Zappa. Veja abaixo a análise do lote realizada pela HopTechnic:
Nesta análise é possível identificar que o lote da Puterbaugh Farms possui um perfil bastante amplo, com aroma cítrico e frutado, em conjunto com notas amadeiradas e resinosas em primeiro plano. Em segundo plano, o lote também entrega aromas herbais e picantes, além de berries vermelhas e frutas de pomar.
Durante a seleção, nós identificamos um perfil frutado mais tropical e doce, lembrando coco e melão. O frescor e picância dessa seleção também são muito presentes, fazendo com que o aroma de melão se misture com notas frescas, como hortelã e capim-limão, trazendo uma refrescância muito particular.
Podemos dizer que o lote da Puterbaugh Farms entrega justamente o que se espera da variedade, com toda a sua complexidade e perfil único. Recomendamos o seu para versões contemporâneas e lupuladas de Farmhouses, Sours, White IPAs e Wild IPAs.
O lote da CLS, entretanto, apresenta uma versão mais frutada, menos amadeirada e picante, ideal para Hazy IPAs, West Coast IPAs e suas variações.
Eaí, que tal usar um desses lotes, ou combiná-los em uma nova receita? Eles já estão disponíveis para contratos. Fale com a gente! Nossas informações estão no rodapé do site. Ainda não nos segue no instagram? Então clique aqui e acompanhe as nossas próximas novidades.