Fazendas que nos Inspiram: CLS Farms

Lúpulos CLS Farms

Criamos o projeto "Fazendas que nos Inspiram" para compartilhar com vocês um pouco da origem dos lúpulos que selecionamos. Todo lote que trazemos possui uma história incrível por trás, muitas vezes envolvendo múltiplas gerações familiares, migrações, desafios... e sempre muita paixão pelo lúpulo.

Hoje vamos falar de mais uma fazenda que nos inspira: a CLS Farms. E para contar a sua história, iremos voltar algumas décadas, saindo atual geração, de Eric Desmarais, para a primeira, iniciada por George E. Desmarais.

A história da fazenda começou então em 1900, quando George E. Desmarais, um imigrante canadense de Quebec, se mudou para a região oeste dos Estados Unidos. Nessa época, o país incentivou muito a migração para os estados do oeste americano, através de incentivos como descontos ou até isenção de cobrança para a aquisição de terras, o que incentivou a mudança de George E. Desmarais, que junto com a sua esposa, se consolidou no vale do Yakima, mais especificamente em Moxee.

A região foi escolhida principalmente pela oportunidade para a agricultura, já que possuía sistemas de canais e irrigação implantados por fazendeiros do vale.

A partir da sua instalação, George e sua esposa começaram cultivando tabaco, algodão e beterraba por alguns anos, porém as colheitas não valiam muito, portando os dois começaram a olhar para outras opções de cultivo, e foi aí que começou a história da família com o lúpulo.

Família Desmarais CLS Farms
George E. Desmarais, sua esposa Amabiles Crevier e seus filhos.
 

O começo do cultivo de lúpulo se mostrou bastante difícil, já que a planta exige uma grande estrutura, como postes, fios e equipamentos especiais. Entre o primeiro e segundo ano, uma fileira inteira despencou e arruinou boa parte da colheita, mas a família enfrentou esse e outros desafios e caminhou para se tornar uma sucedida fazenda de lúpulo.

Com o passar do tempo, George E. Desmarais se consolidou como um grande fazendeiro, se tornando um dos maiores cultivadores de lúpulo do vale e um dos mais influentes no setor. Ele ficou conhecido por incentivar diversos fazendeiros a migrar para o cultivo de lúpulo, ajudando inclusive financeiramente diversas fazendas. Ele e sua esposa tiveram 12 filhos e ajudaram para que todos pudessem iniciar suas fazendas com terras próprias.

Um dos filhos do casal, George Steve Desmarais, ganhou alguns hectares dos pais para começar o seu próprio cultivo. Ele seguiu o sucesso do pai e se tornou um grande fazendeiro de lúpulo, ajudando seus irmãos e se tornando uma referência para a região. Ele teve quatro filhos, Marc, George Lee, Raye e Denise, que também se tornaram fazendeiros. Em conjunto, cresceram e chegaram a um total de aproximadamente 450 hectares.

Steve Desmarais CLS Farms

Steve Desmarais e sua família

Nos anos seguintes, na década de 70, os filhos de George Desmarais seguiram com suas próprias fazendas e dividiam os equipamentos da família na época da colheita.

Porém na década de 80, o mercado de lúpulo sofreu um revés muito grande, com preços muito baixos e que inviabilizaram o cultivo para grande parte dos produtores. A família Desmarais continuou a operar, mas até o final da década de 90 o mercado se manteve bastante estagnado, com pouco espaço para crescimento.

George Lee, da terceira geração da família Desmarais, teve três filhos: Eric, Hather e Brian. E assim começamos a chegar na história da quarta e atual geração, tocada por Eric Desmarais.

Eric foi o filho de George que se mostrou mais interessado em seguir as tradições da família e se formou em agronomia pela universidade do estado de Washington. Após se formar, ajudou o pai no dia a dia da fazenda, porém passado algum tempo, se casou com Shelley, e juntos, decidiram comprar 45 hectares de terra na parte leste da cidade de Moxee, o que foi o primeiro passo para a atual estrutura da fazenda.

Eric e Shelley tinham duas filhas na época: Claire e Lauren, e decidiram nomear a nova fazenda de CLS, as iniciais de Shelley e as duas filhas. A CLS é considerada uma fazenda de quarta geração, sendo Eric da quarta e suas filhas da quinta e futura geração de fazendeiros da família Desmarais.

Eric Desmarais CLS FarmsEric, Shelley e suas filhas

A CLS, em conjunto com a tradição da família, a capacitação de Eric e sua esposa, e um crescimento enorme da indústria artesanal cervejeira, obteve um crescimento considerável, chegando ao que hoje totaliza uma área aproximada de 1.000 hectares.

A família também investiu no desenvolvimento de variedades proprietárias, como o El Dorado®, que possui um perfil tropical único e se tornou a sétima variedade mais cultivada dos EUA, além dos novos lúpulos neomexicanus Zappa® e Medusa®.

A fazenda também e tornou bastante conhecida pela qualidade de seus lúpulos, principalmente pelo Centennial, conhecido por ser uma variedade difícil de ser cultivada. A CLS, inclusive, é considerada por muitos como umas das melhores fazendas para o cultivo da variedade (nós concordamos). O Centennial de Moxee possui um perfil cítrico único, e é tão buscado que a fazenda possui uma das maiores áreas dedicadas ao cultivo da variedade no mundo, com mais de 150 hectares na última safra.

Centennial CLS FarmsSecagem de Centennial na CLS - colheita 2020.

Como você pode ver, é uma fazenda de enorme tradição e que possui uma história que começa junto com o cultivo de lúpulo na região oeste dos Estados Unidos. Nós nos sentimos muito honrados em fornecer os lúpulos da CLS carregando mais de 100 anos de conhecimento, inovação e muita qualidade.

Nós ainda temos muito para compartilhar sobre o que faz o Centennial de Moxee tão especial e vamos contar tudo no próximo post. Para você não perder é só seguir a gente no instagram. Até semana que vem ;)

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados