Lórien: Conheça a nova Variedade da Indie Hops que está a Caminho
Mágico, emocionante e festivo - é assim que a Indie Hops descreve o Lórien™, a mais nova variedade lançada pela empresa e que estamos muito felizes em oficialmente anunciar! Sabe o que é ainda melhor? Selecionamos o nosso lote da safra 2021, o que significa que a variedade fará parte do nosso catálogo neste ano!
Agora vamos entender um pouco mais sobre a variedade.
O Lórien é o terceiro lúpulo a ser lançado comercialmente pela Indie Hops. O segundo, Strata, foi destinado a um papel de protagonismo em IPAs e DIPAs (papel que vem exercendo com enorme sucesso). O Lórien também está destinado a ser um protagonista, porém na extremidade oposta do espectro de lúpulo e estilo - Lagers.
O seu perfil sensorial é de fruta fresca, com um agradável frescor que faz você se transportar diretamente para a beira de uma praia no verão. Os seus aromas e sabores refrescantes e cítricos simplesmente remetem à celebração. Além disso, possui uma quantidade baixa de alfa ácidos e um amargor totalmente limpo.
Embora os cervejeiros certamente nos surpreenderão com maneiras criativas de uso, o Lórien avançou no processo de desenvolvimento de lúpulo como uma variedade pensada para lagers modernas, frescas e refrescantes. A variedade possui uma habilidade única de permitir que a base de maltes de uma receita brilhe, realçando aquele delicioso sabor abiscoitado, que combina muito bem com o perfil cítrico da variedade. Além disso, as notas de canela do Lórien contribuem para uma sensação de limpeza do paladar, o que te faz voltar para mais um gole rapidamente. Nada mal, né?
Um dos grandes diferenciais do Lórien em relação às variedades clássicas, como Hersbrucker e Saaz, é que ele mantém o perfil sensorial delicado de uma lager, porém com notas mais frescas, florais e frutadas, enquanto diminui as notas herbais/especiarias, comuns nas variedades tradicionais.
É essa combinação sensorial única que fez com que a cerveja Willa, uma dry-hopped pilsner da cervejaria Pueblo Vida (Arizona, EUA) com single hop de Lórien tenha sido eleita uma das 20 melhores cervejas de verão pela Hop Culture.
Com a devida introdução feita, veja abaixo um pouco do perfil técnico esperado para a variedade:
- Álfa Ácidos: 4,0 - 5,5%
- Beta Ácidos: 7,0 - 9,0%
- Cohumoleno: 22,6%
- Óleos Totais: 1,8 - 2,2%
- Mirceno: 40-50%
- Humoleno: 19-25%
- Cariofileno: 2,6 - 5,0%
- Farneseno: 2,7 - 4,0%
Como você pode ver, o Lórien é realmente um lúpulo nascido para as lagers. Uma quantidade baixa de alfa ácidos, seguida por uma carga alta de beta ácidos (cada vez mais desejada para adições limpas de amargor) e um cohumoleno baixo.
Mas, como comentamos no começo do post, será que a variedade pode ser adicionada em outros estilos de cerveja? A boa notícia é que sim. A Lórien pode acrescentar notas refrescantes e adicionar camadas sensoriais a diferentes estilos. Perguntamos para a Indie Hops, que nos respondeu com duas outras recomendações:
-
West Coast IPA
-
Farmhouse/Saison
Apesar de brilhar em lagers, cervejeiros experientes conseguem introduzir o Lórien à farmhouses e extrair sabores e aromas únicos. O perfil fresco, frutado e floral da variedade, combinados com toques de canela se conectam de forma muito elegante às leveduras do estilo.
E aí, o que achou do Lórien? Por aqui ficamos com vontade de tomar uma (ou duas...) lagers com a variedade. A boa notícia é que falta pouco!
Ainda não contratou a variedade para a sua cervejaria? Fale com a gente por whatsapp (no rodapé do site) ou pelo instagram, clicando aqui.