Luminosa - Conheça o novo Lúpulo da Indie Hops que está a Caminho
Você também adora experimentar novas variedades de lúpulo? Se sim, você vai querer saber mais sobre o Luminosa®, o último lúpulo da Indie Hops que tem tudo para ser o "grande lançamento" do ano. Neste post, vamos dar uma olhada mais de perto no que torna o Luminosa® único e porque você vai querer experimentá-lo na sua próxima produção.
É dessa forma que a Indie Hops descreve a sua mais nova variedade. O lançamento é fruto do Flavor Project, um programa de desenvolvimento de variedades proprietárias da empresa, em parceria com a Universidade do Oregon.
Lote de Luminosa que selecionamos durante a colheita de 2022.
Quer saber mais sobre a variedade?
Uma das características mais notáveis do Luminosa® é a sua versatilidade. Diferente de muitos outros lúpulos com alto teor de óleos e utilizados em receitas lupuladas, o Luminosa® não apresenta um caráter resinado/pinhal, o que o torna adequado para uma ampla gama de estilos de cerveja, principalmente para IPAs mais modernas, como Hazy IPAs, onde o perfil frutado é mais desejado do que notas resinosas. Além disso, o Luminosa® é recomendado para todos os momentos do processo de produção, mas se destaca principalmente nas adições de final de fervura/whirlpool e dry hopping.
Quando provamos o nosso lote na visita à Indie Hops, nessa última colheita, nos apaixonamos pelo lúpulo imediatamente. O seu perfil frutado é único, extremamente refrescante e limpo, lembrando notas cítricas e tropicais, porém realmente isento de qualquer perfil resinoso. Nos lembrou a sensação de um picolé de limão na praia.
Uma comparação interessante que pode ser feita é com lúpulos neo-zelandeses, como o Nelson Sauvin. O Luminosa® compartilha com esses lúpulos um perfil de sabor brilhante e fresco, com notas tropicais intensas e limpas. Sentimos o mesmo caráter "elegante" do Nelson Sauvin na variedade. Um aroma que poderia ser descrito como sofisticado.
Como adicioná-lo em uma receita?
Ao experimentar o Luminosa®, ele pode se destacar de duas formas bem diferentes:
Single Hop: Em uma receita single hop, você pode aproveitar ao máximo o perfil fresco, frutado e limpo da variedade, realçando essas características com uma base delicada e que amplie esse perfil sensorial.
IPAs mais leves, Hazy APAs, Cold IPAs podem se tornar cervejas fantásticas utilizando o Luminosa® como protagonista na receita.
Em conjunto com variedades resinosas: Nesse formato, recomendamos incrementar o perfil sensorial do Luminosa® adicionando uma base mais resinosa de lúpulos. O Chinook do Oregon, também cultivado pela Indie Hops, é uma variedade que recomendamos de olho fechado. O seu perfil de frutas amarelas e cítricas, em conjunto com um perfil resinoso e levemente amadeirado irá combinar muito bem com os aromas e sabores do Luminosa®.
IPAs mais potentes, Double IPAs e Hazy IPAs são os estilos que mais recomendamos para esse tipo de combinação.
Informações técnicas:
- Álfa Ácidos: 9 - 12%
- Beta Ácidos: 4 - 5%
- Cohumoleno: 28.3%
- Óleos Totais: 1,8 - 2,2%
- Mirceno: 43-54%
- Humoleno: 10-13%
- Cariofileno: 3 - 7%
- Farneseno: 0%
Como você pode ver, o Luminosa® é uma variedade com altíssima carga de óleos totais, ideal para receitas mais lupuladas. A sua carga de mirceno não é tão alta como muitas variedades utilizadas atualmente em IPAs. Essa característica é mais um elemento para que você possa adicionar altas cargas do lúpulo durante o dry hopping, com menor risco de adicionar um caráter muito gramíneo e resinoso para a cerveja.
O Luminosa® já está dando o que falar e não vemos a hora de provar as primeiras cervejas produzidas com ele por aqui.
Se interessou em utilizar a variedade em 2023? Fale com a gente pelos contatos disponíveis no nosso rodapé. Ainda não nos segue pelo instagram? Clique aqui e acompanhe todas as nossas novidades.