Lúpulos Selecionados a Caminho (finalmente!)

Lúpulo Bale Fazenda

 

Sabe os lúpulos que selecionamos na última colheita dos Estados Unidos? Eles finalmente saíram de lá e estão a caminho do Brasil nesse momento!

Não foi pequeno o desafio de trazer a nossa importação selecionada a dedo, em meio a pandemia em que vivemos. Se fosse um ano normal, estaríamos com os lúpulos disponíveis há meses. Porém de normal esse ano não tem muito, né?

Estava tudo certo para os lúpulos chegarem na primeira semana de março, através de um frete aéreo, porém com o surto do covid-19 nos EUA logo nesse período, tudo mudou. O frete, que viria por avião, foi cancelado inúmeras vezes, os estados dos EUA foram pouco a pouco entrando em quarentena e consequentemente a estrutura logística do país foi paralisada. Nesse momento ficou bem claro que trazer a nossa carga não seria tarefa fácil...

Lúpulos sendo colhidos

Também entramos em isolamento no Brasil e por um tempo, não havia o que ser feito quanto à importação. Armazenamos os nossos lúpulos em câmara fria dentro de uma fazenda parceira no estado do Idaho. Não tinha o que ser feito, era o momento de nos protegeremos e pensarmos na nossa saúde. Desde então estamos trabalhando por home office e assim seguimos.

O nosso país ainda não passou pelo pior da pandemia, porém por lá, pouco a pouco, a situação foi normalizando e os nossos parceiros logísticos começaram a voltar às suas operações. Ufa! Hora de trazer os nossos lúpulos por avião para que cheguem rapidamente (#sqn). Como você deve saber, a aviação é provavelmente o setor mais afetado pela novo coronavírus. Os vôos foram drasticamente reduzidos e os preços originais simplesmente multiplicaram por 10,15,20x.... fora o aumento do dólar (é gente, 2020 não é para os fracos). 

Foi então que nos organizamos para realizar uma importação por container marítimo pela primeira vez. O cuidado com o lúpulo é sempre a nossa prioridade, então é claro que o nosso container seria refrigerado, garantindo a temperatura ideal e frescor de ponta a ponta. Aprendemos (muito) sobre o processo, reunimos documentos e mais documentos e, após alguns navios cancelados, encontramos uma embarcação persistente, e a nossa carga, aquela que tanto ensaiamos o envio, saiu em um container refrigerado de Seattle, no estado de Washington, no dia 14/06 :) . Estamos acompanhando a carga diariamente e o desembarque no porto de Rio Grande está previsto para 31/07. Pode ter certeza que não tiraremos o olho nem por um dia ;)

Lúpulo aberto no meio

Agora sim, falta pouco para que lúpulos selecionados por nós diretamente nas fazendas estejam disponíveis para as nossas cervejarias parceiras. Além de variedades clássicas e conhecidas pelos cervejeiros, temos lúpulos chegando pela primeira vez no Brasil... mas isso é assunto para o próximo post ;)

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados