Meridian - Estamos trazendo o Lúpulo "Semi-Selvagem" do Oregon.
No último post comentamos sobre o Strata, uma variedade da Indie Hops que é uma febre nos EUA e no mundo atualmente. E a boa notícia é que a fazenda também possui outras variedades incríveis, e o Meridian é sem dúvidas uma delas.
A história desse lúpulo é muito única: a Indie Hops decidiu "ressuscitar" uma variedade antiga, chamada Columbia. Após plantarem inúmeras mudas e a planta crescer nos campos, a empresa se deu conta de que o aroma e sabor do lúpulo possuíam um perfil muito diferente do associado ao Columbia. E após realizarem testes genéticos, o resultado confirmou a suspeita: a planta que crescia e tomava conta do campo não possuía origem conhecida.
Como sempre acontece com uma nova variedade, é preciso ter paciência e testar muito a variedade antes de lançá-la. Os testes mais importantes e que levam mais tempo são os de resistência à pragas e doenças. E o Meridian, mesmo tendo tido uma ótima aceitação dos cervejeiros nos testes iniciais, precisou esperar algum tempo para que os fazendeiros também pudessem validar o seu cultivo. Levou 4 anos para que a Indie Hops tivesse uma confirmação segura o suficiente para lançar o lúpulo oficialmente, e em 2015 o Meridian foi comercializado no mercado americano.
E agora que contamos sobre a história "semi selvagem" do Meridian, que tal falarmos um pouco sobre o seu perfil sensorial?
Laranja: Aroma | Azul: Sabor
Farneseno: 0 - 1 % dos óleos totais
O seu perfil aromático e de sabor são muito únicos. É um lúpulo incrivelmente limpo, sem presença de picância, gramíneo ou resinosidade. Ao mesmo tempo, não deixa de entregar um aroma cítrico, frutado e que remete a "berries", como mirtilo, amora e jabuticaba. Também há notas mais sutis que lembram hortelã.
O Meridian possui um aroma de "notas de topo", o que significa que é intenso e rápido, no seu caso principalmente as notas cítricas e frutadas. As notas de topo são conhecidas como as mais intensas, mas ao mesmo tempo voláteis. Ou seja, o Meridian deve ser usado como uma opção preferencialmente de dry hopping, e que ajudará a carregar o aroma da cerveja. Por isso, ele é muito utilizado em conjunto com outros lúpulos, justamente com o intuito de aumentar a potência aromática e "abrir" o aroma da receita. Ele vai te ajudar a fazer com que o aroma "pule" do copo assim que a cerveja for servida.
Recomendamos o seu uso para praticamente qualquer estilo que busque uma intensidade aromática dos lúpulos. Mas vale comentar que o Meridian combina muito bem com cervejas com fermentações de maior esterificação, ajudando a combinar e ressaltar os aromas da fermentação. Saisons, Witbiers ou Farmhouses contemporâneas ficam excelentes com essa variedade.
IPAs, APAs e Hoppy Lagers também têm muito a ganhar com esse lúpulo na receita. Em IPAs e Hazy IPAs, recomendamos o seu uso em combinação com outras variedades, justamente com o intuito de aumentar e "abrir" um aroma frutado e cítrico. Em Hoppy Lagers e APAs, também vai muito bem sozinho, resultando em uma cerveja limpa, delicada e frutada.
Pronto para produzir uma cerveja com o Meridian? Falta pouco para ele chegar...