Mill 95, o Moinho que nos Inspira

No final do ano passado nós iniciamos a série "Fazendas que nos Inspiram", e desde então estamos contando, fazenda por fazenda, a história por trás dos lotes que selecionamos da última safra.

Acontece que um dos nossos fornecedores parceiros não é exatamente uma fazenda, e sim um moinho processador de lúpulo. Decidimos que a empresa merecia um espaço nessa série, já que apesar de não cultivar diretamente as variedades que processa, ela possui uma conexão incrível com diversas fazendas do Idaho, inclusive com cultivos exclusivos ao moinho, que são selecionados antes de cada pelletização. Começamos a trabalhar com eles em 2019 e nos tornamos fãs da qualidade dos seus pellets, assim como o incrível terroir do estado. Isso mesmo, hoje é dia de falarmos sobre os lúpulos que trazemos do Idaho em parceria com ela, a Mill 95.

A Mill 95 foi fundada em 2016 e é uma provedora independente de serviços, tanto para cervejeiros artesanais como para produtores de lúpulo. O nome Mill 95 foi inspirado pela vibrante cena de cultivo e cultura de lúpulo do sudoeste do Idaho, ao longo da Rota 95. O fundador da empresa, Jamie Scott, acreditou  que uma empresa com capacidade local de avaliar, cuidar e processar o lúpulo do estado, seria valorizada tanto pelos produtores quanto pelos cervejeiros. A visão de Jamie se mostrou corretíssima.

Sede Mill 95

Sede da Mill 95, em Parma/Idaho.

Por ser uma empresa relativamente nova, a Mill 95 já iniciou com uma estrutura de pelletização extremamente moderna, com o que há de melhor atualmente no processo de pelletização, ou como a empresa define: "state-of-the-art-facility". Muitas fazendas decidiram direcionar as suas energias exclusivamente para o cultivo de lúpulo, deixando a pelletização e processamento da planta para a Mill 95. O processo tem dado resultado, já que o Idaho é hoje o estado que mais cresce o cultivo de lúpulo nos EUA, além de possuir variedades que estão se destacando no terroir da região.

Atualmente, a Mill 95 possui uma estrutura de 3.700 m2 de armazenagem refrigerada para lúpulos processados. Uma pequena parte dessa área é utilizada por nós a cada safra.

Um fato único da empresa é que ela está a menos de 10 minutos de carro de todas as regiões que cultivam lúpulo no estado do Idaho. Uma dessas fazendas, a Gooding Farm, está ainda mais próxima; é necessário apenas atravessar a estrada para ir de uma empresa a outra. Essa proximidade se reflete no frescor dos lúpulos da Gooding Farm pelletizados pela Mill 95.

A grande maioria dos lúpulos que trazemos do Idaho são da Gooding Farm, uma fazenda com mais de 100 anos de história, com grande foco em cultivo orgânico e responsável por uma das variedades mais incríveis que vimos nos últimos anos, o Idaho Gem.

Agora que vocês conheceram um pouco sobre a história da Mill 95 e de onde selecionamos os lúpulos do Idaho, poderemos contar, na semana que vem, os lotes que acabaram de chegar da última safra. Nos acompanhe pelo instagram, sempre avisamos por lá a cada post novo. 

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados