Os Nossos Lotes Selecionados da Safra 2021 Estão a Caminho!

Lupulos 2021 Hops Company Lotes Selecionados

Hoje finalmente podemos dividir com vocês que os lotes da safra 2021, que selecionamos presencialmente nas nossas fazendas parceiras dos EUA e Canadá, estão a caminho do Brasil!

Muita gente possui dúvidas sobre porque o lúpulo leva em torno de 6 meses após a colheita para chegar no nosso país. Hoje vamos explicar todas as etapas envolvidas, e mostrar que, na verdade, é necessário muito esforço e coordenação com todos os parceiros para que o lúpulo chegue nesse espaço de tempo. É preciso conectar produtores, processadores e transportadoras, para então liberar os lúpulos para exportação e embarcá-los em um navio até o Brasil. Vamos lá?

1. Término da colheita
  • A colheita começa no fim de agosto, normalmente a partir do dia 20. Ela segue acontecendo durante todo o mês de setembro, onde ocorre a maior parte da colheita. Algumas variedades possuem uma janela de colheita mais tardia, o que faz com que muitas fazendas terminem a colheita apenas na primeira quinzena de outubro.
Lúpulo 2021 Hops Company Colheita

Processo de separação dos cones na colheita da safra 2021 - Jackson Farms

2. Processamento/Pelletização
  • A etapa de processamento, ou pelletização do lúpulo, ocorre após a colheita, iniciando-se em setembro e podendo ir até março ou abril do ano seguinte. O grande desafio da indústria é que todos precisam pelletizar ao mesmo tempo, já que há apenas uma janela de colheita.
  • Na Hops Company, nós contratamos os nossos lúpulos de forma a serem pelletizados até dezembro do mesmo ano da colheita. É um desafio enorme conseguir viabilizar a pelletização nesse curto espaço de tempo, mas fazemos isso para que todos os nossos lotes sejam processados de forma a manter o frescor e o perfil sensorial que identificamos durante a seleção. 
  • Dessa forma, você pode ter certeza de que o lote contratado que você receberá foi pelletizado na mesma época, com o mesmo frescor e qualidade. Isso é um compromisso muito importante para nós.
Hop Hash Hops Company 2021

Uma grande novidade para 2022 - Hop Hash de Strata® - Indie Hops

2. Consolidação

  • Após os nossos lotes estarem pelletizados, precisamos consolidá-los para que possamos preencher um container e então enviar ao Brasil. Para isso, precisamos contratar transportadoras que irão coletar os lúpulos nas fazendas e levar os nossos lúpulos para um CD (centro de distribuição) nos EUA. Atualmente, realizamos essa operação no estado do Idaho, região próxima de todos os nossos produtores parceiros.
  • Como a pelletização é encerrada até o fim de dezembro, precisamos esperar que as fazendas retomem as suas operações após os feriados de fim de ano para coletarmos os lúpulos. Todo o processo leva em torno de 20-30 dias, com os nossos lúpulos disponíveis no CD até o fim de janeiro.
  • A partir dessa etapa, precisamos organizar os trâmites de exportação dos EUA e importação no Brasil, agendar um embarque em um navio e, então, preparar os nossos lúpulos para embarcarem em um container refrigerado. Todo esse processo leva entre 15-30 dias.

3. Tempo de Viagem

  • Um navio leva entre 25-45 dias para atracar em um porto no sul do Brasil, onde realizamos a nacionalização dos nossos lúpulos. Somando todas as etapas, a janela possível para a chegada dos lúpulos é entre março e abril. Lembrando que isso só é possível graças a uma pelletização rápida e assumindo condições logísticas favoráveis. Não é raro ocorrerem nevascas em janeiro no Pacific Northwest (onde estão os produtores), o que eventualmente atrasa o envio dos lúpulos, já que algumas estradas podem ficar bloqueadas por dias.
  • A cadeia logística também está muito afetada desde o início da pandemia. Atualmente, há uma oferta muito menor de navios cargueiros, além de uma escassez muito grande de containers, especialmente refrigerados, que sempre usamos para o transporte dos nossos lúpulos. Não é raro um navio cancelar o embarque dois dias antes da saída. Por isso comemoramos muito quando o nosso container finalmente saiu da costa oeste americana, há aproximadamente 2 semanas.

4. Nacionalização

  • Quando o nosso container finalmente chega no porto, iniciamos os trâmites de nacionalização dos produtos, que consiste em apresentar todos os documentos necessários para que a receita federal possa validar a carga e liberar para coleta. Um bom processo de importação é crucial para que o processo seja rápido, não levando mais que alguns poucos dias.
  • Com a liberação dos nossos lúpulos, contratamos uma transportadora refrigerada para levar ao nosso CD principal, localizado na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Lá, nós inspecionamos todos os pacotes para garantir que todos os lúpulos entregues às cervejarias estão em perfeitas condições.
  • As fazendas nos enviam caixas com 4 embalagens de 5kg cada. Realizamos um processo de individualização das embalagens, trocando para caixas que contenham apenas 1 embalagem de 5kg. Esse processo é necessário para que atender as quantidades de uso das cervejarias brasileiras, que costumam produzir lotes menores que o mercado americano.
  • Nunca fracionamos as embalagens recebidas das fazendas, acreditamos que é crucial manter a atmosfera modificada do produtor, de forma a manter o frescor e qualidade que identificamos na seleção.

5. Distribuição

  • A última etapa consiste em dividir as quantidades entre os nossos CDs do sudeste e sul, de forma a melhor atender os nossos contratos de fornecimento. Nós realizamos este transporte apenas com veículos refrigerados. Também armazenamos os nossos lúpulos em temperaturas negativas, de forma a preservar a embalagem ao máximo. Essa temperatura abaixo do habitual faz com que possamos realizar uma entrega no mês de dezembro com a mesma qualidade de uma entrega feita em maio.
  • Normalmente conseguimos realizar as primeiras entregas dos contratos em até 15 dias após a chegada do container. Isso só é possível através de uma dedicação de 100% da nossa equipe e dos nossos parceiros logísticos.
  • A partir de então as cervejarias iniciam o consumo dos lotes contratados até a chegada da próxima safra.

E aí, você sabia da existência de todas essas etapas para o fornecimento do lúpulos? De outubro a abril, toda a nossa equipe trabalha muito para garantir as entregas nos prazos mais curtos possíveis e viabilizar a entrega safra o quanto antes.

Agora falta apenas que o nosso container chegue no porto para que possamos iniciar as entregas dos contratos de 2022. 

Ah, na semana que vem anunciaremos uma grande novidade que envolve uma análise ainda mais profunda de todos os lotes que selecionamos. Nos acompanhe pelo instagram (clicando aqui).

Ainda não possui um contrato de fornecimento? Fale com a gente pelo Whatsapp ou email (infos no rodapé do site).

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados