Strata - O Lúpulo mais Desejado do Momento está Chegando

Lúpulo Strata

Você provavelmente já ouviu falar dele ou já o viu em Hazy IPAs americanas. É o lúpulo sensação do momento por lá, principalmente pela sua capacidade única de entregar notas tropicais, cítricas e frutadas intensas, além do tão buscado "dank".

 

Teia Sensorial - Strata®

Spider Chart Strata

Ficha Técnica - Strata

Aroma: Tropical, cítrico, dank, frutas amarelas.
Uso Típico: Aroma e Sabor
Estilos Recomendados: Hazy IPAs, APAs, Hoppy Lagers, Black IPAs e Brown IPAs.
Ácidos Alfa: 11 - 12,5 %
Ácidos Beta: 5,0 - 6,0 %
Cohumoleno: 21 % de ácidos alfa
Óleos Totais: 2,3 - 3,5 ml/100g
Mirceno: 52 - 65 % dos óleos totais
Humuleno: 22 - 30 % dos óleos totais
Cariofileno: 5 - 12,5 % dos óleos totais
Farneseno: 0 - 1 % dos óleos totais

 

A variedade é muito buscada principalmente para IPAs. Cervejarias famosas por suas bombas de lúpulo, como Other Half, Monkish, Tired Hands, Cloudburst, Holy Mountain e muitas outras utilizam o lúpulo constantemente, em versões single hop ou acompanhado de outras variedades.

E como ele nasceu? Do que se alimenta? Onde vive?

O Strata, previamente chamado de X-331, nasceu do projeto de desenvolvimento de novas variedades da Indie Hops. A empresa está localizada no Oregon e atua de forma muito inovadora no cultivo de lúpulo. Foi fundada por dois apaixonados pela cena cervejeira artesanal, Jim Solberg e Roger Worthington, com o objetivo e fortalecer o cultivo de lúpulo no estado. A Indie trabalha diretamente com uma rede de fazendas locais, que plantam variedades em conjunto com a empresa, e trabalham adotando práticas de manejo e colheita visando extrair lúpulos de excelente qualidade e abundância de óleos essenciais.

A variedade nasceu em tempo recorde, com 8 anos desde o início do desenvolvimento até a sua comercialização. Foi em 2018 que a primeira safra comercial foi lançada e desde então a fazenda têm lutado para aumentar a plantação devido a altíssima demanda, mas priorizando um plantio que mantenha as suas qualidades e características. A planta possui uma característica difícil de ser encontrada: é um lúpulo muito desejado pelas cervejarias, ao mesmo tempo em que as fazendas também gostam do seu cultivo, devido à boa resistência a pragas e alta produtividade.

E como esse lúpulo está vindo para o Brasil?

Você já sabe que nós acompanhamos a colheita do lúpulo diretamente nas fazendas. E no ano passado, quando viajamos aos EUA para a colheita de 2019, visitamos a Indie Hops no seu escritório em Portland/Oregon.

Fomos muito bem recebidos pelo Jim e Matt, que nos contaram toda a história da empresa e, para a nossa sorte, nos apresentaram diversas variedades recém colhidas, disponíveis para provarmos e selecionarmos. Já havíamos ouvido falar muito bem dos lúpulos da Indie, porém seleciona-los superou as nossas expectativas. Selecionamos diversas variedades incríveis que contaremos em próximos posts, mas voltando para o Strata, havia uma mesa inteira com diversos lotes da variedade.

Mesa com diversos lotes de Strata

Temos que confessar que foi um desafio convencer o Jim a trazer a variedade para o Brasil. Afinal, eles não estão dando conta de atender o mercado americano. Mas mostramos para eles o quanto o mercado brasileiro é apaixonado por cervejas lupuladas e como um trabalho direto entre nós e eles possibilitaria trazer o lúpulo em uma cadeia controlada, com seleção de lote, logística refrigerada e cervejarias de ponta utilizando o lúpulo no Brasil. Dessa forma o Strata tem tudo para ser no Brasil, um dos lúpulos mais desejados nos próximos anos, tanto por cervejeiros como por quem é apaixonado por IPAs e cervejas lupuladas na hora de beber.

Para melhor descrever o perfil sensorial do Strata, segue a tradução à risca da própria Indie Hops:

Perfeito para uma IPA / Session-IPA / Pale Ale (e acredite ou não, Hop Lager) com muitas camadas de diferentes sabores de frutas, secas e frescas, ancoradas com um funk de chili-cannabis-seco (dank) muito agradável. As adições laterais quentes tardias trazem camadas de sabores de frutas tropicais arredondadas e frutas frescas; o dry hopping produz mais toranja e cannabis. Ótimo com maltes torrados ​​também.

Deu vontade de abrir o pacote e brassar uma cerveja, né? E podemos confirmar que a variedade é tudo isso mesmo. Selecionamos diretamente na Indie Hops, e também tomamos diversas cervejas incríveis produzidas com o lúpulo por lá. E não se preocupe, porque a fama do dank é correspondida, assim como um tropical e cítrico intenso.

Sem dúvidas, o Strata é um lúpulo como nenhum outro, e é uma daquelas variedades que aparece a cada 10 anos e transforma o cenário cervejeiro.

Ele está a caminho e falta pouco para você poder provar-lo nas melhores cervejas brasileiras.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados