Fazendas que nos Inspiram: Crosby Hops

Crosby Hops

Hoje começamos uma nova série no nosso blog. Queremos compartilhar com vocês a história das fazendas que cultivam os lúpulos que selecionamos e trazemos ao Brasil. Acreditamos em diminuir a distância entre cervejarias e fazendas, e valorizar o produtor - mostrando os seus valores, processos e história - é fundamental para essa aproximação.

Nessa série iremos apresentar uma fazenda por vez, contando mais profundamente a sua história, primeiro contato com o lúpulo e a sua trajetória que muitas vezes passa de décadas de evolução no mercado. E claro, o terroir e manejo único de cada fazenda que faz com cada lote cultivado carregue e entregue, no copo de cerveja que tomamos, a história e DNA do produtor.

Hoje vamos falar de uma dessas fazendas que nos inspiram, a Crosby Hops.

Crosby Hop Farm:

A história da fazenda começou em 1855, quando Charles Crosby encontrou a trilha do Oregon aos dezoito anos de idade. Depois de seguir para os campos de ouro da Califórnia, Charles mudou-se para o norte, Oregon, onde seu filho Albert iria perseguir seu sonho de cultivar “ouro verde” como era conhecido naquela época, a florescente indústria de lúpulo do Vale do Willamette. Graças às enormes inundações da era do gelo, um rico solo vulcânico e glacial do leste de Washington foi depositado na terra do vale. Quando as águas baixaram, surgiu o vale que conhecemos hoje, uma área extremamente fértil para a agricultura em geral.

Já estabelecido como uma zona agrícola altamente produtiva, o vale foi muito divulgado desde meados de 1800 como uma terra prometida de prosperidade agrícola. A área costumava se tornar o destino de escolha para os trens de imigrantes puxados por bois que viajavam para o oeste na trilha do Oregon. Foi durante essa época, em 1900, que o fazendeiro de lúpulo da primeira geração, Albert Crosby, plantou o primeiro lúpulo em um solo, na cidade de Woodburn - solo que produz os lúpulos da Crosby até hoje.

O filho de Albert, Edgar, da segunda geração da família, ficou na fazenda e continuou cultivando o lúpulo até aproximadamente 1960. Até porque ele e seu irmão Don nasceram na fazenda e iniciaram suas carreiras agrícolas conjuntas por volta de 1944. Edgar Jr. foi fundamental, em conjunto com o seu irmão e seu pai, na instalação da primeira colheitadeira mecânica na fazenda na década de 1940. Este investimento preciso colocou a empresa familiar em um caminho de pioneirismo e modernização de longo prazo, quando muitos produtores de lúpulo de colheita manual decidiram deixar a indústria em vez de investir mais em seus negócios de lúpulo. O filho de Edgar Jr, Kevin Crosby, a quarta geração da história do lúpulo Crosby nasceu em 1959 e começou sua carreira agrícola depois do ensino médio em 1977. Kevin conduziu com sucesso a empresa durante uma época difícil no setor, que passou por um período prolongado de preços baixos, no que era basicamente um mercado de lúpulo inteiramente "comoditizado".

Atualmente a fazenda é operada pela quinta geração da família, por Blake Crosby, que continua a tradição agrícola familiar e cultiva mais de seiscentos acres (242 hectares) de lúpulo na fazenda. Em 2012, Blake direcionou a empresa para um caminho altamente inovador e com uma nova visão de negócio. Esse novo modelo deixou para trás os dias de um mercado de lúpulo comoditizado e, ao vez disso, deu boas-vindas a um foco em sustentabilidade e especialização em lúpulos de qualidade excepcional, pelletizados dentro da própria fazenda. A fazenda foca em atender o mercado artesanal, que sempre exige o melhor que uma fazenda de lúpulo pode oferecer. Este novo modelo de negócios cresceu rapidamente com o setor na última década. Hoje, a empresa familiar inclui uma presença global e uma função robusta de processamento comercial de lúpulo conhecida como Crosby Hops™.

Certificações Sustentáveis:

Desde o direcionamento da fazenda para um modelo de negócios baseado em fundamentos profundos de sustentabilidade e inovação, a Crosby passou a se tornar uma fazenda atenta ao seu impacto na comunidade local e no consumo dos seus recursos naturais. E de forma a se tornar um negócio de impacto positivo, a empresa possui hoje três relevantes certificações: B Corporation®, Salmon Safe e GlobalG.A.P.

Através desses importantes certificados, a empresa atua como uma organização orientada com um propósito de liderar os negócios com um forte foco na responsabilidade social.

O foco em sustentabilidade e qualidade faz da Crosby uma fazenda altamente especializada, conhecida pelas cervejarias dos EUA como um dos melhores produtores e processadores de lúpulo do mundo. Os lúpulos da fazenda são conhecidos pelo frescor e muitas vezes por uma quantidade de óleos totais bastante acima do encontrado no mercado. A empresa também investe fortemente em inovação, sendo pioneira no processamento de hop hash (que você pode conhecer mais clicando aqui) com até 4 vezes a concentração de óleos de um T90.

Acreditamos que ao compartilhar a história por trás de quem cultiva os lúpulos que são utilizados nas cervejarias ajudamos a valorizar o mercado, dando o valor devido aos produtores que se empenham tanto em entregar um produto da mais alta qualidade e frescor. Somos fãs de carteirinha da fazenda, e talvez agora você também seja ;)

No próximo post contaremos mais sobre a seleção de lúpulos que fizemos com eles e que ainda está disponível para contratos. Como sempre, avisaremos no nosso Instagram.

Até o próximo post!

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados