Lotes a caminho da Indie Hops

Lúpulos Indie Hops Safra 2020

No último post nós contamos um pouco da incrível história da Indie Hops. Não viu? Então clique aqui para conhecer a história da empresa, vale a pena ;)

A seleção dos lotes contratados com a Indie Hops também ocorreu de uma forma inédita, já que as restrições de viagens impostas pelo covid-19 impediram a nossa visita presencial durante a colheita. E qual foi a solução? A Indie enviou amostras de lotes para uma cervejaria da qual temos uma enorme admiração, a Cloudburst Brewing. O Steve, que é um excelente cervejeiro e já veio ao Brasil através de um convite nosso em 2018, realizou a seleção dos lotes para nós em conjunto com a sua seleção pessoal para a cervejaria. 

Não importa o formato e os desafios, sempre iremos fornecer lúpulos selecionados por lote e que apresentem destaques sensoriais.

Agora que você já sabe como selecionamos os lotes da Indie Hops, está na hora de contar quais são:

Chinook "Oregon"

Conforme já comentamos em um post anterior, o Chinook cultivado no Oregon não possui uma predominância pinho-resinosa, como o Chinook cultivado em Yakima e que costuma ser o mais utilizado no Brasil. O Terroir do estado ao sul de Washington passa um aspecto mais complexo, de caráter floral, frutado e cítrico, com um pouco de pinho, resina e toranja ainda presente, porém suavemente. É sem um dúvida uma raridade e um perfil tão único, que nós nos surpreendemos muito quando tivemos a oportunidade de selecionar esse lúpulo pela primeira vez. 

O lote possui um perfil cítrico e de frutas amarelas em primeiro plano, além de uma grande quantidade de geraniol e 4MMP, tornando a variedade uma ótima opção para late hopping e dry hopping.

Análise do lote:
Alfa-ácidos: 13,3%
Beta-ácidos: 3,5%

 

Colheita de Strata na safra 2020

Imagem da Indie Hops durante a colheita da safra 2020 .

Crystal "Oregon"

Esse lote de Crystal cultivado no Oregon possui um perfil suave de laranja, notas levemente herbais, florais e resinosas. Essa combinação sensorial do Crystal do Oregon é descritas também como "funk", e o torna uma excelente opção para estilos "híbridos" como Hop Lagers, Kolsch e outros estilos de maior drinkability que buscam um sabor e aroma de lúpulo. É bastante curioso e até divertido que um descendente de Hallertau MF. encontrou um grande espaço na composição de diversas IPAs atuais. Ele possui alta concentração de monoterpenos, especialmente Geraniol e Linalool. Essa composição o torna uma boa opção para late hopping, contribuindo para um perfil cítrico e frutado, assim como um ótimo lúpulo para dry hopping também.

Análise do lote:

Alfa-ácidos: 4,3%
Beta-ácidos: 6,3%

 

Meridian®

Aqui você pode esperar um perfil sensorial típico da variedade: notas tropicais que remetem a berries, principalmente cereja, além de um frescor muito agradável, que lembra hortelã e inclusive ajuda a equilibrar o dulçor de algumas variedades mais tropicais. O Meridian também possui um aroma de "notas de topo", o que significa que é intenso e rápido, no seu caso, principalmente as notas cítricas e frutadas. As notas de topo são conhecidas como as mais intensas, mas ao mesmo tempo voláteis. Ou seja, o Meridian deve ser usado como uma opção preferencialmente de dry hopping, e que ajudará a carregar o aroma da cerveja. Por isso, ele é muito utilizado em conjunto com outros lúpulos, justamente com o intuito de aumentar a potência aromática e "abrir" o aroma da receita. Ele vai te ajudar a fazer com que o aroma de outras variedades "pulem" do copo assim que a cerveja for servida.

Análise do lote:

Alfa-ácidos: 6,3%

Beta-ácidos: 8,4%

Santiam

Talvez você não conheça esse lúpulo, e não é a toa. O Santiam foi desenvolvido no final da década de 90 pela USDA, com o intuito de ser uma versão americana do clássico H. Mittelfrüh. O lúpulo, porém, foi considerado muito frutado para a época e não teve sucesso comercial, deixando de ser plantado pela maioria das fazendas. A Indie Hops resgatou a variedade, enxergando nela uma excelente composição sensorial para lager modernas.

O seu perfil sensorial traz notas herbais e florais, além de um agradável frutado que lembra pêra e e pêssego seco. A sua proporção de humuleno para cariofileno é de 3,4x, o que o torna inclusive sensorialmente próximo ao Tettnanger. É sem dúvidas um excelente lúpulo para cervejas como italian pilsners e hop lagers. 

Análise do lote:

Alfa-ácidos: 6,3%

Beta-ácidos: 8,4%

Lúpulo Strata

Strata® da safra 2020 a caminho do campo para a secagem.

Strata®

O Strata® é um lúpulo desenvolvido e de propriedade da Indie Hops. É um orgulho enorme oferecer a variedade de forma oficial no Brasil, além de selecionar o melhor lote possível em parceria com as pessoas que mais conhecem sobre a variedade. O lúpulo sem dúvidas é o grande protagonista do perfil "dank" que é atualmente muito buscado em Hazy IPAs e Double IPAs. E é justamente o conjunto de frutas amarelas e tropicais, como maracujá e manga com uma resina limpa em segundo plano que torna o Strata® um lúpulo tão incrível e demandado.

O lote selecionado possui um equilíbrio acima da média entre os dois perfis sensoriais: frutas tropicais e dank. Recomendamos a utilização da variedade em adições de late hopping para intensificar as notais mais frutadas da variedade. Para realçar as notas mais resinosas e dank, recomendamos uma maior utilização do Strata® em adições de dry hopping. 

 

Análise do lote:

Alfa-ácidos: 14,5%
Beta-ácidos: 6,1%
----

Nós adoramos o foco da Indie Hops em cultivar lúpulos que se destacam sensorialmente no terroir do Oregon. Além disso, conforme contamos no post anterior, a pelletização própria da empresa garante pellets de excelente qualidade, com um frescor intenso e que toma conta do ambiente toda vez que abrimos uma embalagem. 

Quer garantir Strata®, Meridian®, Santiam e as outras variedades da Indie Hops? Então fale com a gente para contratar lúpulos para a sua cervejaria.

Siga a gente no Instagram para saber as nossas novidades.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados