Lúpulos a Caminho da Puterbaugh Farms - Parte 1

Lúpulo Belma Aberto 

No último post, contamos um pouco da história da Puterbaugh Farms, uma fazenda independente com quase um século de tradição e inovação. Caso você ainda não tenha visto, recomendamos clicar aqui para ler antes de ver os lotes selecionados.

Hoje vamos apresentar os primeiros lotes confirmados da fazenda que estão a caminho do Brasil! Todos esses lotes foram selecionados em parceria entre a Hops Company e a Puterbaugh Farms, seleção que ocorreu de forma inédita, devido às restrições de viagens pela Covid-19.

A seleção foi feita de forma virtual, nós apresentamos para a fazenda os perfis desejados de cada variedade, assim como as particularidades para cada lúpulo. O time da Puterbaugh entendeu as demandas e buscou encontrar os lotes que mais se destacaram de acordo com o perfil desejado. O resultado foi uma seleção incrível de lotes únicos e de variedades que estão chegando pela primeira vez ao Brasil de forma oficial.

Secagem de Lúpulos Recém Colhidos Puterbaugh Farms

Empacotamento dos lúpulos recém secados na Puterbaugh Farms. Essas embalagems possuem 220lbs e são chamadas de "bale". Foto da Safra 2020.

 

Abaixo, veja o que esperar de cada lote selecionado:

Cashmere Lote "20-399-01218"

Aqui selecionamos um Cashmere que realçasse o lado mais tropical e cítrico da variedade, visando entregar aos cervejeiros um lote especialmente pensado para adições frias de dry hopping. O Cashmere é conhecido por possuir um perfil sensorial limpo e delicado, com notas tropicais e cítricas sutis, remetendo a casca de limão siciliano, limão-taiti e coco. Nesse lote você pode esperar que o coco e o tropical sejam levemente mais destacados que o cítrico.

Análise do lote:
Alfa-ácidos: 7,6%
Beta-ácidos: 5,6%

Óleos Totais: 0,9ml/100g

Comet Lote "20-399-01218"

O Comet é um lúpulo que nos fascina muito. Desenvolvido há mais de 40 anos como uma variedade de amargor e que saiu de cena com o passar dos anos, devido às novas variedades com alfa-ácido mais altos. Porém, de forma curiosa, a variedade foi "redescoberta" como uma excelente opção para adições de dry hopping. 

Buscamos um lote com um perfil de destaque para adições de dry hopping. O seu perfil pode ser descrito como cítrico e tropical, lembrando melão, frutas amarelas e pêra. O sabor difere um pouco do aroma, tornando a variedade bastante complexa e capaz de trazer mais camadas sensoriais à cerveja. Você pode esperar um sabor que remete a notas florais e resinosas, com uma agradável picância em segundo plano.

Análise do lote:
Alfa-ácidos: 9%
Beta-ácidos: 4,3%

Óleos Totais: 1,7%

Zappa™ Lote "20-399-019"

É oficial! Estamos trazendo o Zappa™ ao Brasil pela primeira vez de forma oficial e a partir de um lote selecionado.

O Zappa™ é uma variedade nova, que se destaca por ser o primeiro lúpulo verdadeiramente neomexicano comercializado atualmente. O lúpulo neomexicano é uma sub-espécie selvagem de lúpulo, nativa da região do Novo México e que existe na região há mais de um milhão de anos. Ela se diferencia do humulus lupulus de algumas formas, sendo a sua adaptação às temperaturas mais altas uma delas, além do fato de crescer de forma rasteira, e não como uma trepadeira.

Secagem Lúpulo Zappa Puterbaugh Farms

Zappa® em processo de secagem na Puterbaugh Farms. Colheita 2020. 

O Zappa™ é fruto de uma parceria com a CLS Farms (nossa parceira que apresentaremos nos próximos posts) com uma fazenda do Novo México e com a família do músico Frank Zappa. A partir de uma "domesticação", a variedade passou a ser cultivado no vale do Yakima, onde além de se tornar viável comercialmente, surpreendeu pelo seu perfil sensorial intenso e "selvagem", daí a homenagem ao legado musical de Frank Zappa.

A variedade está se tornando conhecida por ser bastante complexa, preenchendo diversos perfis sensoriais distintos e por também evoluir o seu aroma e sabor de acordo com a maturação da cerveja. Recomendamos o uso da variedade para adições tardias, onde um perfil mais "agressivo" pode ser esperado, trazendo picância, resina, pimenta branca e menta. Quando usado no dry hopping, o seu perfil se torna muito mais tropical e cítrico, lembrando coco, melão, manga e maracujá, além de uma agradável picância e resina em segundo plano.

É um lúpulo que deve ser usado em receitas ousadas e criativas, desde sours, e Farmhouses, até APAs, Juicy IPAs e Double IPAs. É por essa complexidade e potência que o nome Zappa tem tudo a ver com a variedade.

Análise do lote:
Alfa-ácidos: 5,5%
Beta-ácidos: 6,9%

Óleos Totais: 1%

Tahoma "20-399-019"

A variedade nos encanta pelo seu conjunto extremamente equilibrado a agradável. Uma carga de alfa-ácido alta o suficiente para ser utilizado como uma opção de amargor, ainda mais pela sua baixa carga de cohumoleno (abaixo de 20%). Ao mesmo tempo possui uma boa quantidade de óleos totais, e com um conjunto de óleos essenciais que o tornam uma excelente escolha para adições tardias e de dry hopping.

A seleção desta variedade foi realizada com o intuito de escolher um lote com maior destaque para um perfil cítrico. Portanto, você pode esperar um aroma e sabor que tragam notas cítricas, de frutas de pomar e tropicais. Principalmente frutas como damasco, pêssego e casca de laranja e toranja. Há também uma agradável nota amadeirada e resinosa, lembrando pinha e cedro, em segundo plano. A pungência do Tahoma é moderada/moderada-alta, sendo uma ótima opção como complemento para IPAs e Double IPAs, ou com maior protagonismo em cervejas com cargas menores de lúpulo, como APAs e Blonde Ales.

Análise do lote:
Alfa-ácidos: 7,8%
Beta-ácidos: 4,4%

Óleos Totais: 2%

Legacy® "102320395001"

Um lúpulo registrado pela Puterbaugh Farms e cultivado de forma exclusiva pela fazenda.

É uma variedade de perfil "selvagem", com aroma e sabor que remetem a groselha preta, amora, pimenta, além de toranja, laranja e resina. Essa complexidade sensorial torna o Legacy® uma excelente opção para cervejas mais ousadas ou versões contemporâneas de estilos tradicionalmente não tão lupulados. Recomendamos a sua utilização em Farmhouses, Saisons, White IPAs, Sours, Stouts e Black IPAs.

Pelo Legacy ser exclusivo da Puterbaugh, deixamos que a fazenda selecionasse um lote que, na visão deles, fosse fiel ao esperado para a variedade.

Análise do lote:
Alfa-ácidos: 7,3%
Beta-ácidos: 4,5%

Óleos Totais: 0,9%

E aí, o que achou dos primeiros lotes da Puterbaugh da safra 2020? Nos acompanhe para saber sobre os demais lotes selecionados (tem muito mais!) da fazenda. Contaremos no próximo post aqui no blog, e você pode nos acompanhar pelo instagram para saber assim que o post sair ;) .

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados