Lúpulos da África do Sul: As Características Sensoriais de 3 Variedades e Lotes desse Incrível Terroir Austral

Lúpulos sul africanos

Para fechar a nossa série de lúpulos do hemisfério sul, temos uma novidade que estávamos nos segurando para não contar antes da hora: acabaram de chegar 3 lotes selecionados de lúpulos da África do Sul!

Nós compartilhamos um pouco da história dos lúpulos sul africanos no post sobre como a planta chegou no hemisfério sul. Caso você ainda não tenha visto, clique aqui acessar o post.

Não bastasse a enorme dificuldade da viabilização comercial do cultivo de lúpulo em uma latitude de 32º, o país emplacou um projeto sólido de desenvolvimento de variedades proprietárias.

E é pelo resultado desse braço de desenvolvimento, quase 100 anos após o lúpulo começar a ser cultivado na África do Sul, que estamos começando a ver algumas dessas variedades brilharem em IPAs e Juicy IPAs. 

 Cultivo Lupulo Hemisferio Sul

As variedades proprietárias da África do Sul estão se tornando conhecidas por um perfil sensorial exótico, com aromas e sabores cítricos, tropicais, resinosos e picantes. E esses perfis estão obtendo ótimas aceitações em receitas modernas e com grandes adições de lúpulo, principalmente em adições tardias, como whirlpool, e principalmente para dry hopping.

Selecionamos 3 variedades do país para essa importação. Veja abaixo um pouco sobre cada uma delas e as informações sobre os lotes selecionados pela Hops Company:

African Queen (J17):

Possivelmente a mais famosa das variedades sul africanas, é comercializada pelo nome de African Queen desde 2014, e teve o seu desenvolvimento iniciado em 1998. A sua pedigree é uma combinação misteriosa de duas variedades experimentais, designadas como 91J7 / 25 e 94US2 / 118.

O perfil seu perfil sensorial é descrito como “dank”, notas de blueberry, frutas de pomar, groselha, goma de mascar, capim-limão, melancia e pimenta. Funciona bem em todas as cervejas de alta lupulagem, especialmente IPAs modernas. Também funciona bem em fermentações com Brettanomyces e cervejas com adições de café, frutas e especiarias.

Possíveis lúpulos semelhantes: Mosaic, Simcoe, Citra.

Lote selecionado:
Alfa-ácidos: 11,49%
Beta-ácidos: 5,87%

Óleos Totais: 1,1ml/100g

 

Southern Tropic (U1/108):

O seu perfil sensorial lembra manga, lichia, maracujá, goiaba, abacaxi, frutas cítricas, capim-limão e coco. Também possui uma picância agradável.

Por ser predominantemente tropical, é muito utilizada em Juicy IPAs. Também pode ser utilizado em APAs e estilos com adições de frutas, como a Catharina Sour.

Lote selecionado:

Alfa-ácidos: 12,14%
Beta-ácidos: 4,99%

Óleos Totais: 1,1ml/100g

 

Southern Passion (U1/108):

Mais uma variedade do programa sul africano de desenvolvimento de variedades proprietárias,  é um lúpulo selecionado pela pouca necessidade de luz natural (ideal para regiões de baixa latitude). A sua origem é de uma muda diplóide originária do cruzamento de Saaz e Hallertauer.

O seu perfil sensorial lembra principalmente maracujá, goiaba, frutas vermelhas, melão, coco e tangerina. Funciona bem com uma ampla variedade de estilos, desde hop lagers e APAs, como também em IPAs e Farmhouses mais lupuladas.

Lote selecionado:

Alfa-ácidos: 12,16%
Beta-ácidos: 7,87%

Óleos Totais: 1,4ml/100g

----

Os lotes selecionados vieram em quantidades pequenas e possuem disponibilidade bastante limitada. Nosso foco inicial será em atender as cervejarias que possuem contrato com a Hops Company. Caso você ainda não tenha contrato, fale com a gente ;)

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados