O Centennial de Moxee 2020, vindo diretamente da CLS Farms.

Lote Centennial 2020

  O Centennial é um dos lúpulos mais icônicos da escola americana. Ele foi desenvolvido na década de 70 pela Washington State University e em 1990 foi lançado comercialmente no mercado americano. Ele é, sem dúvidas, um dos grandes responsáveis pelo nascimento e enorme sucesso das IPAs americanas.

Praticamente todo cervejeiro fã de IPAs possui uma memória afetiva com a variedade, que possuí uma combinação única de notas cítricas e resinosas, capaz de produzir excelentes IPAs single hop, ou em conjunto com outras variedades.

No ano passado, nós trouxemos um lote selecionado de Centennial diretamente da CLS Farms, e a recepção das cervejarias não poderia ter sido melhor. Nesse ano, repetimos a seleção e estamos trazendo mais um lote incrível da fazenda. 

O torna o Centennial da CLS tão especial?

O Centennial é um lúpulo difícil de ser cultivado, principalmente porque floresce muito cedo, mas, ao mesmo tempo, gosta muito de dias longos e de sol forte. Essa combinação não é fácil de ser atingida, tanto que muitas fazendeiros deixaram de cultivar a variedade, mas a região de Moxee, no vale do Yakima, possui a latitude, o clima e a fazenda perfeita para essa união.

A CLS cultiva a variedade há décadas, o que garante uma experiência enorme no seu cultivo, entendendo as suas necessidade de colheita e cuidados. O Centennial é sempre a primeira variedade a ser cultivada pela fazenda, por volta de 19 a 23 de agosto, dependendo dos níveis de maturidade da planta. O lúpulo também necessita de mais água que muitas variedades, chegando a consumir o dobro de um El Dorado®, por exemplo.

Colheita Centennial 2020 CLS

Colheita de Centennial Safra 2020 - CLS Farms

Mas além de possuir o terroir perfeito e muita experiência no cultivo da variedade, a CLS tem um processo único de acompanhamento dos campos de cultivo, em que eles inspecionam campo por campo quando a época da colheita está chegando, para verificar os níveis de maturidade e os aromas da variedade. A diferença de tempo de maturidade durante a colheita impacta diretamente no perfil sensorial, que é extremamente cítrico, lembrando limão e laranja no início da colheita, e se transforma em cerejas e frutas escuras quando colhido mais tarde. É esse processo e uma expertise de 4 gerações que garante que o Centennial de Moxee, colhido pela CLS, tenha um perfil cítrico tão consistente e fresco. 

Por último, o que também diferencia a CLS Farms de outras fazendas é a atenção às necessidades de secagem de cada variedade por meio de um programa de controle de qualidade. O nome oficial do programa de controle de qualidade é FlavorEdge ™. Isso significa que a secagem dos lúpulos da fazenda é feita no forno em fogo baixo, com velocidade de ar alta e frequente. o Conselho de Pesquisa de Lúpulo (Hop Research Council) conduziu pesquisas sobre os melhores métodos de secagem para o Centennial, e as temperaturas baixas e constantes são fundamentais para manter os aromas cítricos frescos e intensos pelos quais a CLS Farms é conhecida. Segundo a fazenda, a secagem é a parte mais importante da colheita do lúpulo, porque os níveis de aroma são baseados na temperatura e na velocidade do ar para atingir os níveis de umidade ideais e aromas.

Secagem Centennial 2020 CLS Hops Company

Secagem Centennial 2020 na CLS Farms, sob o processo FlavorEdge™.

Informações sobre o lote a caminho:

Alfa-ácidos: 9,4%
Beta-ácidos: 3,8%

Óleos Totais: 2,4ml/100g

De cara, já é possível ver que o lote que estamos trazendo possui uma altíssima carga de óleos totais. Inclusive, a média esperada para a variedade é entre 1,5ml/100g a 2,4ml/100g, portanto o lote a caminho está no topo do esperado para o Centennial.

Além disso, um estudo conduzido pela Universidade Estadual do Oregon em 2018, concluiu que o óleo mais responsável pela intensidade e qualidade aromática para o Centennial é o β-pineno. A variação média do óleo na variedade costuma ficar entre 0,8 a 1,2%, e o lote que selecionamos possui um total de 1,36%. Isso sobre uma quantidade de óleos totais bastante alta.

O resultado é um Centennial incrível, com notas cítricas frescas e muito agradáveis, lembrando principalmente laranja bahia e lichia. Além do perfil frutado, você pode esperar notas pinhais frescas e intensas, o que complementa muito bem o perfil do lúpulo. 

Caso você queira ver algumas recomendações de uso do Centennial, além de uma explicação maior da composição de óleos da variedade, recomendamos um post que fizemos em 2020, explicando sobre a enorme versatilidade de uso que a variedade possui. Para acessar, clique aqui.

Se interessou pelo Centennial de Moxee para a sua cervejaria? Ele já está disponível para contratação. Fale com a gente através do vendas@hopscompany.com.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados