O Comet Canadense da Bredenhof
Na semana passada contamos um pouco da história da Bredenhof Hop Farms. Não viu? Então clique aqui para conhecer mais sobre a fazenda.
Hoje é dia de contar sobre uma variedade incrível cultivada pela fazenda: Comet.
Primeiro, gostaria de trazer um pouco da história da variedade. O Comet foi desenvolvido pela USDA há mais de 40 anos, em 1976. Na época, o seu grande destaque era a grande quantidade de alfa-ácidos, que costuma ficar entre 8 - 10%. Porém, com o passar dos anos, novas variedades, com cargas bastante superiores de alfa-ácido, foram desenvolvidas, o que fez com que a variedade fosse perdendo protagonismo, e, aos poucos, deixando de ser cultivada pelos produtores.
Acontece que nos últimos anos, com as evoluções das IPAs e com cada vez mais demanda para adições de dry hopping, os cervejeiros descobriram a potência e qualidade dos aromas e sabores do Comet. Inclusive, a sua origem vem da variedade inglesa Sunshine com um lúpulo selvagem americano. Esse DNA selvagem é bastante sentido no seu perfil sensorial, com notas cítricas, frutadas, resinosas e picantes. Por isso, se tornou um tanto comum ouvir adjetivos como "wild Citra" ou "public Citra", ao se referir dos aromas e sabores desse lúpulo.
Particularmente, aqui na Hops Company, somos fãs da variedade. Não bastasse isso, o terroir de Abbotsford, em conjunto o premiado processo de colheita da Bredenhof, transformam, e muito, o perfil sensorial do Comet.
Um "cacho" generoso de Comet antes da colheita, na Bredenhof.
E o que chama a atenção no Comet da Bredenhof? Primeiro, dê uma olhada na análise do lote selecionado:
Óleos Totais: 2,7%
Primeiramente, a grande quantidade de óleos totais. O lote que selecionamos na última colheita possui 2,7ml/100g. Segundo, a composição desses óleos. O Comet é rico em beta-pineno, um óleo que potencializa notas resinosas e de dank. A percepção de dank no lote da Bredenhof nos impressionou, sendo bastante acima do costumamos encontrar na variedade, quando cultivada nos EUA. Essa resina fresca e agradável, em conjunto com notas frutadas e cítricas, fazem do Comet da Bredenhof uma iguaria. Mostra que o terroir, assim como técnicas de cultivo e colheita, são pontos importantíssimos e que transformam completamente o que esperamos de um lúpulo.
Recomendamos que o "CA (canadian) Comet" seja utilizado em adições dry hopping. Dessa forma, as notas cítricas, frutadas e que remetem a dank serão potencializadas. Por ser um lúpulo de origem "selvagem", o co-humoleno da variedade é alto, e portanto, adições tardias, de whirlpool e hop stand, podem trazer uma picância muito intensa, que não acontece em adições de dry hopping.
O CA Comet cultivado na Bredenhof já está disponível para renovações de contrato em quantidades limitadas. Fale com a gente ou nos acompanhe pelo instagram para saber dos próximos lotes e fazendas que estamos trazendo da safra 2020.