Os Diferentes Terroirs de Amarillo® a Caminho

Na semana passada nós contamos a história da Virgil Gamache Farms, ou VGF. Compartilhamos um pouco sobre uma tradição familiar de 4 gerações, que começou o cultivo de lúpulo antes do Vale do Yakima ser uma referência no cultivo da planta. Ainda não viu o post? É só clicar aqui.

Hoje nós vamos falar sobre o lúpulo que mudou a história da fazenda, além de mostrar os lotes da nossa última seleção que já estão disponíveis para contratos. 

A História do Amarillo®

 

A história de Amarillo começou por acaso. Ao contrário de muitas variedades modernas de lúpulo, que são criadas por meio de cruzamentos selecionados em laboratórios, o Amarillo possui uma origem mais selvagem. 

Em 1990, os produtores da Virgil Gamache Farms encontraram um pequeno lúpulo crescendo perto dos “bines” da variedade Liberty. Os produtores estranharam quando viram um lúpulo diferente, com pequenos cones que brilhavam com um amarelo brilhante quando separados.

Eles também perceberam que essa variedade nova cheirava diferente - como se os cones fossem polvilhados com raspas de laranja frescas. A fazenda ficou intrigada e iniciou um projeto de propagação e cultivo próprio. Assim nasceu o Amarillo®…

Atualmente, a fazenda cultiva a variedade em diferentes estados e países, explorando ao máximo a sensibilidade do Amarillo® para diferentes terroirs. Quando visitamos a VGF, nos surpreendemos muito com a amplitude sensorial da variedade quando cultivada em diferentes regiões.

Diferentes Lotes de Amarillo Seleção

Diferentes lotes de Amarillo® na nossa última visita à VGF.

Geraniol e 4MMP:

O Amarillo® é uma variedade que possui uma grande quantidade de Geraniol. 

O que é Geraniol? É um álcool monoterpenóide, do grupo dos compostos oxigenados. O seu perfil sensorial é principalmente frutado, doce (lembrando rosas) e um pouco cítrico. Ele também é encontrado no coentro, lavanda, limão, lima, noz-moscada, laranja, rosa, mirtilo e amora, o que ajuda a entender o potencial aromático e de sabor desse óleo, já que todos os itens onde ele está presente em grande quantidade, são conhecidos por uma alta potência sensorial. Por ser um monoterpenóide, esse óleo possui grande capacidade de extração e diluição na cerveja, especialmente nas adições de whirlpool, late hopping e dry hopping.

Um estudo de 2017 mostrou que boa parte Geraniol do Amarillo® são precursores, ou seja, precisam ser "libertados" para serem transferidos para o mosto. A melhor forma de liberar esse Geraniol é através de biotransformação e fermentação. O mesmo estudo mostrou que de das 42 variedades, apenas o Amarillo® e outras 6 não tiveram os totais de Geraniol reduzidos após a fermentação, pelo contrário, a concentração foi maior três dias após o início da fermentação do que no início. Essa característica também torna o Amarillo® um excelente lúpulo para experimentações enzimáticas, que busquem liberar terpenos e favorecer a biotransformação durante a fermentação.

O Amarillo® também possui uma quantidade acima da média de 4MMP, um tiól responsável por aromas cítricos/tropicais intensos e pungentes, muito buscado em Hazy e Juicy IPAS.

Como os tióis são melhor extraídos durante o dry hopping, utilizar o Amarillo® nessa etapa se mostra uma ótima ideia e ajudará a trazer mais intensidade aromática para a sua receita, combinando uma melhor extração de Geraniol e 4MMP.

Lotes Selecionados:
Amarillo® Fruit Punch T45
O lote Amarillo Fruit Punch foi selecionado por entregar um perfil sensorial extremamente frutado e tropical. Esse lote nos surpreendeu muito, ao mostrar a grande amplitude sensorial do Amarillo de acordo com o terroir. A melhor descrição para esse lote seria uma salada de fruta, contendo cítrico, dulçor e tropical ao mesmo tempo, ideal para Juicy IPAs e DIPAs.
Análise do lote:
Alfa-ácidos: 12%
Beta-ácidos: 5,4%

Óleos Totais: 3,25ml/100g

Amarillo® Citrus Zest T45:
O lote Amarillo Citrus Zest foi selecionado por entregar um perfil sensorial predominantemente cítrico, lembrando toranja, tangerina e casca de limão siciliano e laranja. Ideal para West Coast modernas e também para Hazy IPAs
Análise do lote:
Alfa-ácidos: 12%
Beta-ácidos: 10,5%

Óleos Totais: 2,8ml/100g 

Amarillo® Peach Juice T45 :
Selecionamos o lote Peach Juice pelo seu perfil sensorial predominantemente de drupas e  frutas de pomar, lembrando principalmente pêssego, além de damasco, cereja e ameixa. É um lote ideal para Juicy IPAs e DIPAs. 
Análise do lote:
Alfa-ácidos: 12%
Beta-ácidos: 7,7%

Óleos Totais: 2,45ml/100g

 

E aí, o que achou dos lotes selecionados e das possibilidade de uso do Amarillo®? Caso você ainda não tenha contratado, fale com a gente através do vendas@hopscompany.com, ou via direct no nosso perfil no instagram.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados