Nossa Visita à Bredenhof Farms: O comet canadense de 2021 nos surpreendeu

Lúpulo Comet Bredenhof Safra 2021

 Começamos as nossas visitas da colheita da safra 2021 na mais canadense das fazendas, a Bredenhof Hop Farms, que fica localizada em Abbotsford, na Columbia Britânica.

Caso você ainda não tenha visto o post que publicamos no começo do ano sobre o que faz o Comet da Bredenhof tão especial, recomendamos que você clique aqui.

Após quase 2 anos sem poder visitar os produtores em virtude do covid, estar perto do campo e do lúpulo novamente parece mentira. Quando se trabalha com lotes selecionados e de forma tão próxima e conectada das fazendas, como nós fazemos, participar da colheita presencialmente é essencial. Dessa maneira conseguimos experimentar os lotes colhidos e processados, assim como conversar com o produtor sobre os resultados da safra atual e a perspectiva para a próxima colheita.

Então você imagina a nossa felicidade em visitar a fazenda conhecida pelo seu Comet super tropical e frutado, né?

Visita Hops Company Bredenhof

Dividindo uma cerveja enquanto conversamos sobre a colheita recém terminada.

Apesar de a Bredenhof ficar fora dos EUA, a região de Abbotsford é ideal para o cultivo de lúpulo, com uma latitude e clima muito similar a da Hallertau, na Alemanha. 

Nós fomos até a fazenda para conhecer a sua nova estrutura de secagem e processamento, assim como experimentar os lúpulos recém colhidos e também conversar com o Raymond, proprietário da fazenda, sobre a colheita de 2021.

Secagem e Processamento

 A Bredenhof possui uma característica rara no cenário de fazendas independentes: ela é completamente verticalizada. Isso significa que além de cultivar e colher o seu lúpulo, a fazenda realiza todo o processo de secagem e pelletização da planta.

Secar o lúpulo colhido é bastante comum, já que sabemos que o processo de secagem deve ser realizado imediatamente após a colheita, garantindo a integridade dos óleos e evitando oxidação e degradação da planta.

O processo de pelletização, porém, normalmente é feito em estruturas terceirizadas e especializadas no processamento. Como a Bredenhof está em uma área com pouca tradição e estrutura para o cultivo de lúpulo, a fazenda optou por instalar o seu próprio moinho e assim garantir um processamento fresco e controlado. O resultado disso nós vemos ao abrir uma embalagem pelletizada pela fazenda, sempre com um aroma fresco e surpreendente.

Safra 2021

 A safra deste ano foi bastante atípica para toda a região do Pacific Northwest, como é conhecida a macro região do noroeste do pacífico onde está localizada a fazenda e dois estados americanos famosos pelo cultivo de lúpulo (Washington e Oregon). Uma onda de calor muito forte atingiu toda a região, com algumas zonas registrando temperaturas acima de 50º C.

Qual o impacto dessa temperatura no cultivo? Aprendemos que cada variedade se comporta de uma forma diferente, com algumas se beneficiando do clima quente e gerando uma quantidade acima da média de cones e óleos totais, enquanto outras não conseguem se desenvolver completamente e produzem uma colheita abaixo da média em qualidade e quantidade.

O Comet é uma das variedades que se beneficiou muito do clima atípico. A sua da variedade foi excelente, com um total de cones acima do esperado e uma quantidade e qualidade de óleos surpreendente.

Comet Lúpulo 2021 Bredenhof Hops Company

A nossa equipe segurando os enormes cones de Comet 2021 recém colhidos.

Como você pode ver na imagem, os cones da variedade são imensos, muito acima da média, o que inclusive é um dos motivos por ela se chamar Comet, ou "cometa". 

Provamos o lote através do processo de "rubbing" (explicamos sobre o processo de seleção e rubbing no post da semana passada - clique aqui para ler). Quando abrimos os cones e volatilizamos os seus óleos, nos encantamos pelo incrível aroma que preencheu a sala. 

A primeira coisa que sentimos foi um aroma frutado intenso, fresco e muito familiar. Após alguns segundos ficou claro o que era: pitanga. Muita pitanga! Como não é um aroma que sentimos com muita frequência ao selecionarmos lúpulos, ficamos muito surpreendidos com esse perfil sensorial. Aquele perfume característico da fruta, um aroma intenso, de frutas silvestres tropicais e com aquele frescor único. Conforme a maior volatilização dos óleos, também sentimos aromas que lembram casca de limão taiti e uma resina limpa e doce, o que podemos descrever como dank. 

Comet 2021 Bredenhof Hops Company

Comet 2021 recém colhido do pé. Repare na quantidade de lupulina no cone.

Concluímos a nossa visita com a certeza de que a safra de 2021 do Comet da Bredenhof está excepcional. A variedade se beneficiou da onda de calor e produziu cones de excelente qualidade sensorial. Não vemos a hora de os lúpulos chegarem no Brasil e serem utilizados pelas nossas cervejarias parceiras.

Gostou de saber mais sobre a nossa visita à Bredenhof e sobre o nosso processo de seleção? Então nos acompanhe no instagram. Nos próximos dias postaremos ainda mais informações, já que nesta semana estamos visitando diversas fazendas dos EUA e selecionaremos lotes recém colhidos da safra de 2021.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados